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9 Estratégias Potentes para Aumentar os Downloads de seu Aplicativo de Táxi

Atualmente é imprescindível planejar a presença online de um novo negócio, dedicando atenção especial ao acesso pelos celulares. Esses dispositivos mantêm as pessoas conectadas a todo momento, praticamente 24 horas por dia, então por que não explorar formas de trabalhar nesse meio?

Com o serviço de táxi não é diferente. É justamente daí que surge a necessidade de se adequar aos novos tempos através do aplicativo mobile. Porém, uma vez disponível e em atividade, surge uma questão importante: como aumentar o número de downloads do aplicativo de táxi da sua central?

UMA BOA OFERTA

Antes de mais nada, é importante criar uma boa oferta para seus clientes.

É muito mais difícil conseguir algo que você deseja sem dar nada em troca, certo? Então, nesse caso, se o que desejamos é aumentar o número de downloads do seu aplicativo de táxi, que tal dar algo bom para os seus passageiros?

Uma ideia que tem gerado excelentes resultados são os Cupons Promocionais, que dão descontos específicos nas corridas feitas por aplicativo.

Na plataforma Taxi Machine, por exemplo, você mesmo pode cadastrar cupons de desconto a partir de um código e definindo o período de validade da promoção. Uma dica é cadastrar cupons simultâneos e acompanhar qual deles está gerando melhor resultado.

Uma vez definida uma oferta que seja atraente e interessante para seu passageiro, entenda como você pode divulgá-la de modo a obter downloads do aplicativo.

COMO DIVULGAR SEU APLICATIVO DE TÁXI PARA AUMENTAR O NÚMERO DE DOWNLOADS?

A seguir, reunimos para você estratégias consagradas na divulgação de apps de táxi. São ideias que podem se aplicar melhor de acordo com a região, tamanho e maturidade de cada central.

1. Panfletos e Cartões

Essa é uma estratégia simples e conhecida que consiste em disponibilizar cartões e pequenos panfletos no interior dos veículos, na recepção de estabelecimentos e em locais de grande demanda pelo serviço, como aeroportos, rodoviárias, eventos locais, etc.

Lembre-se de que esses folhetos devem passar as informações de modo claro e objetivo, sem margem para dúvidas sobre a oferta.

O taxista pegou passageiro de rua e prestou um bom serviço? No final da corrida, ele tem de entregar o panfleto e o cartão, e aconselhar o passageiro a baixar o aplicativo, explicando que dessa maneira ele não precisará ficar procurando algum táxi na rua.

2. Parcerias com Estabelecimentos

Parceria tem de ser ganha-ganha, ou seja, vantajosa para todos os lados. Basta usar a criatividade para desenvolver várias em sua região.

Por exemplo: você pode fazer uma parceria com um Restaurante Japonês e com uma Pizzaria de sua cidade, oferecendo 20% de desconto para os clientes desses dois lugares com os cupons: “JAPA20” e “PIZZA20”. Eles vão divulgar seu aplicativo, e, em troca, entregarão um benefício claro (desconto no táxi) para os próprios clientes. Ganha-ganha.

Lembrando que é sempre importante medir os resultados. Após ativação da campanha, você começa a acompanhar as solicitações de corrida e consegue identificar qual deles está sendo mais utilizado e, portanto, qual parceria funciona melhor para seu negócio.

Com esse tipo de ação, o passageiro e os estabelecimentos ficam felizes, e sua central começa a ver o número de downloads do seu aplicativo de táxi crescendo, criando também uma cultura de uso do app na cabeça do cliente.

3. Adesivos em carros

Os adesivos colocados nos carros podem não ter um alcance tão grande quanto os meios de massa tradicionais, mas são ideais para centrais que estão começando e ainda possuem poucos carros.

Esse tipo de publicidade é muito visual, então chama a atenção das pessoas que passam na rua, seja a pé ou até em outro veículo. E assim você começa a identificar seus potenciais passageiros. As pessoas começam a perceber que é muito mais prático conseguir um carro pedindo através do aplicativo, do que fazer sinal para o motorista.

4. Muros

Em algumas cidades, é permitido utilizar muros para falar sobre um produto. Esse tipo de propaganda também pode ser bem eficaz para centrais que estão começando e precisam adquirir passageiros. Quando as pessoas transitarem pela cidade e se depararem com seu anúncio, muitas terão interesse em experimentar o novo aplicativo de mobilidade.

Nesse caso, você pode pensar em divulgar seu cupom de desconto, por exemplo. Ah, e lembre-se de tomar alguns cuidados com: além do desconto destacado, as cores devem ser chamativas, evite excesso de informação e preocupe-se com a hierarquia entre os elementos gráficos para que o cliente não fique confuso.

5. Rádio

O rádio é uma mídia extremamente interessante, uma vez que ainda consegue atingir uma enorme quantidade de pessoas, e é possível começar com orçamentos pequenos, comparando-se a outras mídias de massa, por exemplo. Ele pode ser bem efetivo em cidades pequenas, principalmente se o grau de acesso à Internet for baixo nessa região. Assim, rádios locais sempre são uma ótima opção de parceria.

O cuidado que se deve tomar é que, como dito acima, esse meio pode atingir grande quantidade de novos passageiros e será catastrófico se a central não estiver preparada para isso, certo? Tenha certeza de que irá oferecer serviço de qualidade para todos os clientes.

6. TV

A grande vantagem da publicidade na TV é que tem enorme alcance, dependendo da emissora e do horário em que é veiculada. Mas, por outro lado, os orçamentos iniciais são bem maiores, comparando-se com o rádio.

De forma geral, recomendamos que esse tipo de publicidade seja feito para centrais que já estão mais estruturadas, já conquistaram certo reconhecimento local e estão com um número de carros suficiente com atendimento de qualidade.

E, assim como nos anúncios pelo rádio, lembre-se que não adianta conseguir muitos passageiros e não atendê-los adequadamente, fazendo com que eles não voltem, certo? Já falamos sobre a retenção de clientes e a grande divulgação precoce nesse artigo.

7. Facebook Ads

O Facebook é a rede social mais acessada e utilizada pelas pessoas na atualidade e, portanto, esse é mais um meio que pode render bons passageiros para a sua central.
Ora, se as pessoas estão no Facebook, nada mais interessante do que publicar suas campanhas de desconto e até investindo nelas para isso. Certifique-se de criar a página do seu aplicativo e crie anúncios para o público desejado.

Fique bem atento à segmentação de suas campanhas, para não gastar dinheiro desnecessariamente atingindo pessoas que não são parte de sua possível clientela.

8. Google AdWords

Essa é uma ferramenta do Google para você alcançar os melhores resultados de busca na web através de links patrocinados.

Já reparou que quando você faz uma pesquisa no campo de busca do Google os primeiros resultados que aparecem são acompanhados de uma tarja verde “Anúncio”? Isso significa que alguma empresa está tentando te captar através das palavras que você buscou por meio do Google Adwords.

No seu caso, você pode comprar palavras que sejam interessantes para seu negócio, como “táxi” e o nome da sua cidade. Assim, quando seu passageiro entrar no Google para pesquisar um táxi nessa cidade, seu site aparece logo de cara! É possível ainda que seus anúncios apareçam diretamente na busca do Google Play, sendo ainda melhor para atrair passageiros usuários de Android!

Para que você entenda um pouco melhor sobre os custos, cada palavra-chave possui um custo inicial que varia de acordo com a quantidade de cliques e impressões que ela teve. Ou seja, o objetivo aqui é você entender o comportamento do seu público para que seu anúncio apareça para as pessoas certas, na hora certa. Por isso é tão essencial ser estratégico nessa ferramenta, para que o investimento nas palavras-chave valha a pena.

Se quiser saber mais o AdWords, clique aqui.

9. WhatsApp Business 

Você com certeza já conhece o WhatsApp tradicional, mas já ouviu falar de sua versão para negócios? Essa ferramenta acabou de ser lançada no Brasil e pode ajudar muito a sua central de táxi no relacionamento com os clientes. Inclusive, uma vantagem é que o WhatsApp Business aceita números fixos!

Em todas as estratégias que sugerimos acima, você pode adicionar seu número de WhatsApp Business para que as pessoas que se interessem tirem dúvidas ou até chamem o carro por esse meio.

E qual a vantagem do WhatsApp Business em comparação com o tradicional? Bom, você ter seu número disponível na Internet, de modo a aparecer nos resultados de busca do Google, por exemplo. Muitas pessoas usam o Whatsapp, e nada melhor do que um canal desses pronto para incentivar seu passageiro a baixar seu app. Nas primeiras respostas automáticas, comunique como o cliente pode fazer download de seu app.

Além disso, nessa nova versão, você consegue colocar etiquetas nos clientes, automatizar conversas e configurar várias respostas rápidas. De forma prática, se o passageiro que viu seu site ficar com alguma dúvida ou encontrar dificuldades para utilizar seu app, em vez de desistir e encontrar outra solução, pode te enviar uma mensagem e ser rapidamente atendido pela sua equipe.

LUCRANDO COM SEU APP

Como vimos anteriormente, o primeiro passo é montar uma oferta atraente para seu passageiro. Que seja bem interessante, preferencialmente irresistível.

Em seguida, é possível experimentar diversas estratégias, de acordo com a maturidade e orçamento disponível de sua central. Tudo isso deve ser feito com a preocupação em obter o melhor custo-benefício para seu negócio. Criatividade com pé no chão.

Com boa execução dessas ideias, certamente seu aplicativo de táxi crescerá bastante!

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